quinta-feira, 29 de dezembro de 2005

Maringá testa pagamentos pelo celular

Quarta-feira, 28 de dezembro de 2005 - 12h20

SÃO PAULO – Empresas de Maringá (PR) estão testando uma nova forma de pagamentos a partir de celulares.

Batizado de CardCell, o sistema está sendo desenvolvido pela Ínsula, em conjunto com a TIM, a Associação Comercial e Empresarial de Maringá e a administradora de cartões Cabal.

Pelo sistema, ao realizar uma compra, o consumidor informa ao lojista o número de seu celular (qualquer operadora, desde que seja do sistema GSM) ou de seu cartão de crédito. Essa informação é repassada para a Cabal, usando uma linha especialmente criada pela TIM para os vendedores. A operadora de cartões emite então, para o celular do comprador, uma mensagem de texto, pedindo a confirmação da venda pelo envio de uma senha. Se estiver correta, a transação é autorizada por uma nova mensagem ao celular do vendedor.

Segundo os criadores do sistema, o processo todo não demora mais que 30 segundos e tem a vantagem de ser mais barato que uma checagem por telefone fixo, que custa R$ 0,15. Pelo novo método, o custo ao lojista é de apenas R$ 0,03, uma economia de 80%.

Outra vantagem apontada é que será possível a autorização eletrônica de pagamentos mesmo em locais que não tenham um telefone fixo instalado.

O lançamento do novo sistema está marcado para o marca de 2006. Por enquanto, apenas clientes da Cabal –que são 40 mil na cidade- podem tirar proveito dele, mas as operadoras Coopercred e Minascred já negociam sua entrada.
Paulo Silvestre, do Plantão INFO

Site Meter