quinta-feira, 29 de dezembro de 2005

Universidade calcula maior número primo conhecido

Quarta-feira, 28 de dezembro de 2005 - 18h51

SÃO PAULO – A Universidade Estadual do Missouri (EUA) anunciou que um cluster de 700 computadores calculou o maior número primo que se tem notícia.

A monstruosidade numérica tem 9.152.052 dígitos. É a segunda vez no ano que um número primo de proporções astronômicas é calculado. A iniciativa faz parte do projeto computacional Gimps (sigla em inglês para Grande Busca de Número Primo Mersenne na Internet), que oferece um prêmio de US$ 100 mil a quem chegar a um número primo com dez milhões de dígitos.

Assim como aconteceu com o número calculado em fevereiro, o anunciado agora chegou perto de levar a bolada que será paga pela Electronic Frontier Foundation, mas ainda não foi suficiente.

O Gimps conta com a participação de 200 mil computadores que oferecem voluntariamente o seu poder de processamento ocioso para chegar a números primos Marsenne gigantescos.

Um número primo é um número que só pode ser dividido por um ou por ele mesmo sem que tenha um resto de divisão. Um Mersenne é um tipo especial de primo que é definido por dois elevado a uma potência específica, menos um. Por exemplo, sete é um Mersenne, pois é dois elevado ao cubo menos um. O número recém-anunciado é dois elevado à 30.402.457ª potência menos 1.

Números primos -e Mersenne especialmente- têm um papel fundamental na definição de algoritmos computacionais de criptografia Quanto maiores esses números, mais difíceis de se quebrar o esquema de segurança.

Apesar disso, número gigantescos, como o recém-anunciado, têm um interesse puramente acadêmico, devido a dificuldade de serem usados em um sistema comercial. Para se ter uma idéia do que isso representa, seriam necessários 67 mil anos de processamento de um computador comandado por um Pentium a 90 MHz para se calcular o número anunciado agora em dezembro.
Paulo Silvestre, do Plantão INFO

Site Meter