Pesquisa aponta os 7 pecados capitais do e-mail
E-mail sem resposta é um dos sete pecados capitais do uso do serviço, segundo estudo da fabricante americana de Handhelds PalmOne.
São Paulo - Estudo da fabricante americana de Handhelds PalmOne, elaborado pelo Dynamic Markets, com 750 funcionários de empresas em cinco países da Europa, concluiu que o uso do e-mail é fonte de muitos conflitos e que ele apresenta sete pecados capitais.
De acordo com o levantamento, 61 % dos entrevistados disseram, por exemplo, que as mensagens não respondidas imediatamente retardam decisões comerciais. A PalmOne apurou também que os e-mails com textos confusos provocam mal entendidos e podem impedir a concretização de bons negócios.
Eis os sete pecados capitais cometidos pelos usuários de e-mail, segundo a PalmOne:
1. Sem resposta – Um em cada dez entrevistados se queixa de que não tem tempo para responder a e-mails. Mais de uma quinta parte deles, teme voltar ao trabalho, depois de um período de férias, em razão da montanha de mensagens que os esperam, A situação é mais grave na Itália, onde os e-mails sem resposta atingem 70%;
2. Negação – Grande número de pesquisados nega ter recebido e-mails e por essa razão não retorna nenhuma resposta;
3. Suposição – A maioria diz que nem sempre os e-mail urgentes são respondidos porque eles não são acompanhados de avisos neste sentido – um alerta no campo de assunto ou um telefonema;
4. Textos longos demais – E-mails muito extensos, irritam os destinatários. Um terço dos entrevistados acha que as mensagens devem ser objetivas:
5. Para Todos – Enviar cópias de um e-mail para quem não tem nada a ver com o assunto é causa de desconforto e frustração;
6. Erros Gramaticais – Mais de 81% dos entrevistados acham que e-mails com erros de ortografia e gramática denotam uma falta de respeito para quem os recebe, principalmente quando o destinatário é um diretor de alto nível;
7. Falta de Tato – E-mails que não têm o tom correto ou são objetos de má interpretação podem afetar uma relação comercial.