sexta-feira, 14 de janeiro de 2005

Aniversário da Sarinha

Ontem comemoramos o aniversário da Sarinha e do Wilsinho, foi muito legal! A casa estava cheia e a festa foi muito divertida.




Albert Einstein (1879-1955)

ALBERT EINSTEIN
FÍSICO GERMANO-AMERICANO (1879-1955)

Albert Einstein apresentava tantas dificuldades em seus primeiros anos de estudo, que seus professores chegaram a pensar que ele sofresse de retardo mental. Durante o período em que cursava a escola secundária, praticamente só demonstrava interesse pela Matemática. Seu baixo rendimento nas demais disciplinas o obrigou a sair da escola. Seus pais o levaram à Suiça, para estudar. Ali, ao concluir seu curso (ao que consta, auxiliado pelas notas de um amigo), tentou se tornar professor. Tudo o que conseguiu, porém, foi torna-se funcionário do Escritório de Patentes da cidade de Berna, em 1901. Nesse ano ele também se naturalizaria suíço.

Quatro anos mais tarde, entretanto, Einstain publicou nada menos que cinco trabalhos científicos no Anuário Alemão de Física. Um deles oferecia uma explicação do efeito fotoelétrico. Nesse fenômeno, a luz, ao incidir sobre certos metais, provoca emissão de elétrons. Quanto maior é a intensidade da luz, maior é a quantidade de elétrons liberados. A energia dessas partículas, porém, não aumenta, e esse fato permanecia sem explicação pelas teorias então disponíveis. Einstein conseguiu elucidar esse problema aplicando a teoria quântica de Planck. Isso abriria o caminho que mais tarde levaria ao desenvolvimento da Física quântica.

Em outros dos cinco trabalhos de 1905, Einstein oferecia uma explicação matemática do movimento browniano. Essa análise também serviria, mais tarde, para permitir os primeiros cálculos confiáveis dos tamanhos dos átomos.

Num terceiro trabalho, abordou a velocidade da luz, que se revelara, em experimentos, surpreendentemente constante, independendo do movimento da fonte luminosa. Einstein admitiu que, de fato, essa velocidade independia tanto da fonte quanto do observador. Admitiu também que a luz tinha características quânticas. Esta concepção encerrava a velha disputa sobre a natureza da luz. Ela também suprimiu a necessidade do conceito éter ao advogar que no universo não existem nem movimento absoluto nem repouso absoluto, mas que movimento e repouso são sempre relativos. Essa idéia o levaria a formulação da teoria da Relatividade Restrita.

Essas novas concepções mudaram radicalmente a visão de universo que se tinha desde Newton. Um dos aspectos mais notáveis dessa mudança é que afetava as próprias idéias de espaço e de tempo, que deixavam de ser considerados entidades absolutas. Na teoria da Relatividade Restrita, determinou a relação existente entre massa e energia, expressando-a na igualdade E = m . c2 (onde E é a energia, m a massa e c a velocidade da luz ). Massa e energia passam a ser vistas como aspectos diferentes de uma mesma coisa, e essa teoria revela-se, portanto, mais geral que as leis de conservação da massa (de Lavoisier) e de conservação de energia (de Helmholtz). Foi com essa teoria que se pôde explicar de onde provinha a energia liberada pelos elementos radiativos. Ela se faz à custa de uma diminuta perda de massa do núcleo atômico.

Apesar desses trabalhos extraordinários, Einstein, já era então doutorado, só obteria um cargo de professor universitário quatro anos depois. Em 1913, voltou a Alemanha para trabalhar na sociedade científica Kaiser Guilherme, em Berlim. Trabalhou então na ampliação da teoria da Relatividade para casos mais gerais, conseguindo por fim nela englobar a própria teoria da gravitação de Newton. A nova teoria da Relatividade Geral, de 1916, permitia, mais do que qualquer teoria até então formulada, explicar o maior número possível de fenômenos do universo, possibilitando inclusive prever fenômenos ainda não observados. Um destes é o desvio que a luz sofreria por ação da gravidade. Um eclipse solar ocorrido alguns anos depois, em 1919, serviria para confirmar o desvio teoricamente previsto da luz de algumas estrelas. (as medições foram feitas em Sobral, Ceará.) Tais evidências levaram Einstein a ser indicado como concorrente ao Prêmio Nobel de Física, mas as objeções surgidas no meio científico ainda eram tão grandes que ele receberia o prêmio de 1921 apenas pelo trabalho sobre o efeito fotoelétrico.

Em 1930, Einstein visitou os Estados Unidos para proferir palestras, mas preferiu ali permanecer, já que o nazismo iniciava sua ascensão na Alemanha. Em 1940, naturalizou-se norte-americano.

Durante a II Guerra Mundial, diante da possibilidade de que a Alemanha construísse uma bomba atômica, foi convencido a escrever uma carta ao presidente Franklin Roosevelt explicando ser necessário criar um programa de pesquisas para adiantar-se àquela ameaça. Seis anos depois disso, em 1945, a primeira bomba atômica era detonada em teste num deserto dos Estados Unidos. Com a derrota da Alemanha na guerra, a nova arma não chegou a ser utilizada na Europa, mas foi no Japão, que ainda permanecia no conflito.

Mais tarde, Einstein passou a trabalhar para o estabelecimento de acordos internacionais que afastassem a possibilidade de guerras atômicas, mas seus esforços tiveram pouco resultado. O acúmulo de artefatos bélicos nucleares continuou a crescer, e só na década de 1980 se iniciaria o desmonte de parte desse arsenal.



2005: Bem-vindo ao Ano Mundial da Física

Sei que falar em Física bem durante a época das férias escolares (e do vestibular!) pode dar urticária em muita gente, mas o assunto é inevitável: 2005 é o Ano Mundial da Física, escolhido por marcar o centenário da publicação dos trabalhos de Albert Einstein sobre a natureza da luz, sobre a relatividade restrita, a relação entre massa e energia – e algumas outras coisinhas.

Isso tudo pode soar muito abstrato, mas na verdade não é. Do trabalho Einstein sobre a luz nasceram os raios laser, CDs, DVDs e telas como essa aí, em que você lê este artigo. Da relação entre matéria e energia vieram os reatores e armas nucleares. Roubando uma metáfora do escritor americano Peter Galison, se as teorias fossem como nuvens e a prática, a tecnologia, como água, boa parte da Física seria uma neblina densa, transitando continuamente entre uma forma e outra.

É esse trânsito contínuo entre teoria e prática que dá margem àquilo que Einstein disse ser a coisa mais surpreendente do Universo: o fato de que é possível compreendê-lo. O que pode ser mais estranho do que saber que uma equação pode prever a velocidade com que uma bola cairá – não só em qualquer ponto da Terra, mas do Universo? E, no entanto, equações assim existem. E funcionam. Se não funcionassem, nossos prédios não parariam em pé. Nossos aviões cairiam todos (ou sequer decolariam). Nossos foguetes jamais teriam chegado à Lua. E os elevadores...

Mas, citando um velho clichê, familiaridade gera desprezo. Estamos tão acostumados com as maravilhas da Física (e da Química, e da Biologia, e da Matemática) que nos cercam que simplesmente paramos de nos espantar. Afinal, que tipo de maravilha é esse, que está sempre aí?

Mas o desprezo, mantido ao longo do tempo, no final cobra seu preço. Hoje, a maioria das pessoas, incluindo muita gente educada, com opiniões firmes e informadas sobre política, economia, futebol, literatura e cinema depende, para viver, de tecnologias baseadas em conceitos que desconhece e que talvez até contemple com um certo terror supersticioso.

Psicologicamente, pode não ser uma situação assim tão diferente da do homem das cavernas, que se via impotente diante dos caprichos dos deuses do fogo, da chuva, da caça e da noite.

E, se a situação não é diferente, as reações também não são: se o elétron que sai da tomada parece incompreensível, por que não podem existir outros enigmas, energias positivas e negativas, harmonias dos duendes, magnetismos dos anjos, o poder dos astros? O argumento a partir da ignorância – se eu não sei o que é, pode ser qualquer coisa – não tem lá muita força lógica, mas pode se mostrar bem persuasivo.
O fato, porém, é que embora a ignorância humana ainda seja abismal, hoje sabemos mais do que sabiam nossos ancestrais nas cavernas, nas ágoras gregas, na Idade Média, no Renascimento ou há cem anos. A perplexidade de Einstein talvez resuma a mensagem mais importante deste Ano Mundial da Física: o Universo às vezes é estranho, mas pode ser compreendido. Estamos trabalhando nisso. Tem muito conhecimento que já está aí. É só procurar.
Visite o site do Ano Mundial da Física
Fonte: Estadao.com.br

Cientistas criam réplica virtual do cérebro de Einstein

A preciosidade será apresentada ao mundo, sob a forma de documentário, no próximo mês de abril, durante as comemorações pelo 50º aniversário da morte do gênio da Física.

No próximo 15 de abril, faz 50 anos que a humanidade perdeu uma de suas maiores expressões científicas: Albert Einsten. Em homenagem à data, pesquisadores britânicos apresentarão oficialmente ao mundo, na forma de um documentário, seu presente póstumo ao gênio da Física: uma réplica virtual de seu cérebro. A criação da preciosidade exigiu anos de trabalho intenso e a aplicação de tecnologias avançadas. Para realiza-la, os peritos pegaram as 240 partes em que está dividido o cérebro de Einsten e as envolveram em celoidina, substância transparente e impermeável que permite submeter a exame microscópico o material que contém. Foram usadas também fotos do órgão, feitas pelo médico legista Thomas Harvey, durante a autópsia do cientista, além de um sistema informático, controlado por laser, e conhecido por estereolitografia, que permitiu remodela-lo. As primeiras análises revelaram que o cérebro de Einstein tem um reforço maior do que o normal das conexões relacionadas com as capacidades matemáticas e o processo de interpretação visual de elementos espaciais. Estudos anteriores já tinham apontado o seu escasso peso, de 1.230 gramas, que causou surpresa, por ser menor que o peso médio do cérebro de um adulto (1.400 gramas) e ter um córtex cerebral mais fino do que o normal, embora com densidade de neurônios superior. No entanto, para os autores da façanha, ainda não há nada de concreto que explique a grandeza da mente de Einstein.
Fonte: Estadao.com.br

Casal romeno batiza filho de Yahoo

Unidos através do Messenger do popular portal da Web, eles decidiram dar o nome de Lucian Yahoo ao primeiro filho.

O casal Nonu e Cornelia Dragon, da Transilvânia, na Romênia, conheceram-se online, através do Messenger do Yahoo. Depois de alguns meses de namoro, casaram-se.

Ao primeiro filho, que nasceu no Natal passado, deram o nome de Lucian Yahoo, como agradecimento ao popular portal da Web, por tê-los unido. Mas, por incrível que possa parecer, Lucian não é a pessoa mais importante na vida da mãe. “Primeiro vem meu pai, depois a internet”, ela declarou ao jornal Daily Libertatea.
Fonte: Estadao.com.br

quinta-feira, 13 de janeiro de 2005

Finalmente férias

Que bom, depois de um longo e tenebroso inverno.... me preparo para minhas férias.
Impressionante como os dias que precedem as férias ficamos mais alegres e motivados, não é por menos, a idéia do descanso e do ócio produtivo nos entusiasma.
Claro que minhas férias serão mais divertidas que a do cidadão da foto... hehehe

Aprenda tudo sobre qualquer coisa!

Há algum tempo um amigo me indicou um site muito intessante e hoje quero compartilhar com você. O How Stuff Works (Como as coisas funcionam) é simplesmente muito útil e fabuloso. Há diversas seções que tratam sobre Saúde, Tecnologia, Casa, Finanças, Natureza e mais uma lista de coisas. Este site traz tudo muito bem explicado, visando esclarecer os leigos nos assuntos abordados. Não deixe de visitar!

Celular pode afetar saúde das crianças

Os pais devem ficar alertas ao uso indiscriminado de celulares pelos seus filhos. Este é o alerta feito por um recente estudo britânico que conclui que as radiações emitidas pelos telefones móveis são mais prejudiciais às crianças que aos adultos.

A pesquisa é de autoria de William Stewart, do National Radiological Protection Board (Conselho Nacional de Proteção contra Radiação), que embora ainda não tenha dados conclusivos sobre os reais efeitos da radiação em crianças, afirma: “Acreditamos que os riscos de radiação realmente existem e quanto menor a idade, maiores os danos à saúde”, conclui Stewart. Segundo o pesquisador, são raros os casos em que os pais impõem restrições ao uso de aparelhos móveis por seus filhos.

Este não é o primeiro alerta sobre danos que celulares podem causar à saúde. Um estudo realizado com 750 pessoas em 2004 pelo Karolinska Institute, na Suécia, diz que o uso contínuo de celulares por mais de dez anos aumenta em quatro vezes o risco de tumores no ouvido.

A pesquisa completa está disponível no site National Radiological Protection Board


terça-feira, 11 de janeiro de 2005

Quem é Jesus?

Em sua opinião quem, é...

* A pessoa mais notável de todos os tempos?
* O maior líder?
* O maior mestre?
* Quem tem feito os maiores benefícios pela humanidade?
* Quem viveu a vida mais santa que alguém já viveu?

Visite qualquer parte do mundo hoje em dia. Fale com pessoas de qualquer religião. Não importa o quão comprometidas estejam com a sua religião em particular, se elas conhecem alguma coisa sobre a história terão de admitir que nunca houve um homem como Jesus de Nazaré. Ele é a personalidade mais singular de todos os tempos.

Jesus mudou a direção da história. Mesmo a data no seu jornal testifica o fato que Jesus de Nazaré viveu na terra há quase 2.000 anos atrás. A.C. significa "antes de Cristo"; A.D. Ano Domini, "o ano do nascimento do nosso Senhor".

SUA VINDA FOI PREDITA

Centenas de anos antes do nascimento de Jesus, foram registradas nas Escrituras as palavras dos profetas de Israel que anunciaram sua vinda. O Antigo Testamento, foi escrito por muitas pessoas durante um período de 1.500 anos, contendo mais de 300 profecias descrevendo a Sua chegada. Todos estes detalhes tornaram-se realidade, incluindo seu nascimento miraculoso, sua vida sem pecado, seus muitos milagres, sua morte e sua ressurreição.

A vida que Jesus viveu, os milagres que Ele fez, as palavras que Ele falou, Sua morte na cruz, Sua ressurreição e Sua ascenção aos céus - todos estes fatos demonstram que Ele não foi um simples homem, porém, mais do que homem. Ele mesmo afirmou: "Eu e o Pai somos Um" (João 10:30),"Quem me vê, vê ao Pai" (João 14:9), e "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." (João 14:6).

SUA VIDA E MENSAGEM CAUSAM MUDANÇAS

Veja a vida e a influência de Jesus de Nazaré, o Cristo, através da história e você verá que ele e a sua mensagem sempre tem produzido grandes mudanças nas vidas de homens e nações. Por toda parte onde os Seus ensinamentos e influência tem chegado, a santidade do casamento, os direitos e a opinião das mulheres na sociedade foram reconhecidos; escolas e universidades de ensino superior foram estabelecidas; leis para proteger crianças foram feitas; a escravidão foi abolida; e uma multidão de outras mudanças foram feitas para o bem da humanidade. Indivíduos também são transformados drasticamente.

"Aquele que introduz nos negócios públicos o princípio do cristianismo primitivo mudará a face do mundo." Benjamin Franklin, século XVIII, norte-americano inventor e político.

Por exemplo, Lew Wallace, um famoso general e gênio literário, era um ateu conhecido. Por dois anos o Sr. Wallace estudou nas principais bibliotecas da Europa e América procurando informações que destruíssem para sempre o cristianismo. Enquanto redigia o segundo capítulo de um livro que ele planejava escrever, ele subitamente encontrou-se de joelhos chorando e clamando por Jesus, dizendo: "Meu Senhor e Meu Deus."

Por causa das evidências sólidas e irrefutáveis, ele não podia mais continuar a negar que Jesus Cristo era o Filho de Deus. Mais tarde, Lew Wallace escreveu "Ben Hur", considerado um dos melhores romances ingleses, jamais escrito acerca da época de Cristo..

Do mesmo modo, o falecido C.S. Lewis, professor na Universidade de Oxford na Inglaterra, era um agnóstico que negou a divindade de Cristo por anos. Mas ele também, dentro de uma honestidade intelectual submeteu-se a Jesus como seu Deus e Salvador depois de estudar as evidências esmagadoras da sua divindade..

SENHOR, MENTIROSO OU LUNÁTICO?

No seu famoso livro "Cristianismo Autêntico", Lewis fez a seguinte declaração, "Um homem que fosse um mero homem e dissesse o tipo de coisas que Jesus disse, não seria um grande professor de moral.

Ele seria ou um lunático, igual a um homem que diz que é um ovo cozido, ou ele seria o diabo do inferno. Você terá que fazer sua escolha. Ou ele era e é o Filho de Deus, ou é um louco ou algo pior. Você pode tê-lo por um tolo ou você pode cair aos seus pés e chamá-lo Senhor e Deus. Mas não é permitido vir com algum disparate sobre ele ser um grande mestre. Ele não nos deixou esta opção."

Quem é Jesus de Nazaré para você? A sua vida nesta terra e por toda eternidade é determinada por sua resposta a esta pergunta.

A maior parte das religiões foram fundadas por homens e estão baseadas em filosofias, regras e normas de condutas feitas por homens. Tirem os fundadores destas religiões de suas disciplinas e práticas de adoração e pouco será mudado. Mas tire Jesus Cristo do cristianismo e não teremos nada. O cristianismo bíblico não é apenas uma filosofia de vida, nem um padrão ético ou obediência a um ritual religioso. O verdadeiro cristianismo está baseado numa relação vital e pessoal com um Salvador ressuscitado e vivo.

"Se alguma vez o Divino apareceu na terra, foi na pessoa de Cristo." Johan Wolfang von Goethe, escrito pelo dramaturgo alemão nos últimos anos de sua vida.

"Honestamente não sei o que será da civilização e da sua história se a influência acumulada de Cristo, tanto direta como indireta, for erradicada da literatura, da arte, das transações comerciais e dos padrões morais e criativos nas diferentes atividades da mente e do espírito." Dr. Charles Malik (Libanês), ex-presidente da Assembléia Geral das Nações Unidas.

UM FUNDADOR RESSUCITADO

Jesus de Nazaré foi crucificado numa cruz, sepultado num túmulo emprestado e três dias depois ressucitou dos mortos; neste aspecto o cristianismo é singular. Qualquer argumento para validar o cristianismo depende da prova da ressurreição de Jesus de Nazaré.

Através dos séculos, a maioria dos grandes eruditos que tem considerado as provas da ressurreição tem acreditado e ainda acreditam que Jesus está vivo. Depois de ter examinado as evidências da ressurreição dadas pelos escritores dos evangelhos, o falecido Simon Greenleaf, uma autoridade em assuntos legais na Faculdade de Direito de Harvard, concluiu: "Portanto é impossível que eles pudessem ter persistido na afirmação da verdade que narravam, se Jesus não tivesse mesmo ressuscitado dentre os mortos, e se não soubessem deste fato com a mesma certeza que tinham em relação a qualquer outro fato."

John Singleton Copley, reconhecido como uma das maiores mentes jurídicas da História Britânica, comentou: "Eu sei muito bem o que são provas e digo a vocês que provas como as da ressurreição nunca falharão."

"Acredito que não exista nada mais belo, mais profundo, mais compreensivo, mais racional, mais franco e perfeito do que o Salvador; digo a mim mesmo com um amor zeloso que não só não existe ninguém como Ele, como não poderia existir nenhum outro." Fyodor Dostoevsky, escrito numa carta pessoal pelo escritor russo enquanto estava na prisão.

RAZÕES PARA CRER

A ressurreição é essencial para a fé de um cristão. Existem várias razões que levam aqueles que estudam a ressurreição a crerem que ela é verdadeira:

PREDITA: Primeiro, Jesus predisse sua morte e ressurreição, e elas aconteceram exatamente como ele previu (Lucas 18:31-33).

O TÚMULO VAZIO: Segundo, a ressurreição é a única explicação plausível para seu túmulo vazio. Uma leitura cuidadosa da história bíblica mostra que o túmulo aonde eles colocaram o corpo de Jesus estava rigorosamente guardado por soldados Romanos e selado com uma enorme rocha. Se, como alguns já disseram, Jesus não estivesse morto, mas somente desmaiado, os guardas e a pedra teriam impedido a sua fuga, ou qualquer tentativa de resgate por parte dos seus seguidores. Os inimigos de Jesus não teriam tirado o corpo do túmulo, já que o desaparecimento do seu corpo do túmulo só ajudaria a encorajar a crença na sua ressurreição.

ENCONTRO PESSOAL: Terceiro, a ressurreição é a única explicação para as aparições de Jesus Cristo aos seus discípulos. Após a sua ressurreição, Jesus apareceu pelo menos 10 vezes àqueles que o haviam conhecido e para outras 500 pessoas de uma só vez. O Senhor provou que estas aparições não eram alucinações: Ele comeu e falou com eles e eles O tocaram. (1 João 1:1).

"De todos os sistemas de moralidade, antigo e moderno, o qual tenho tido possibilidade de observar, nenhum me parece tão puro quanto o de Jesus." Thomas Jefferson, terceiro presidente dos Estados Unidos da América.

O NASCIMENTO DA IGREJA: Quarto, a ressurreição é a única explicação razoável para o início da Igreja Cristã. A Igreja Cristã é de longe a maior instituição que existe ou tem existido na história do mundo. Mais da metade do primeiro sermão pregado tinha a ver com a ressurreição (Atos 2:14-36). Obviamente, a igreja primitiva sabia que esta era a base de sua mensagem. Os inimigos de Jesus e Seus seguidores poderiam tê-los impedido a qualquer tempo, simplesmente apresentando o corpo de Jesus.

VIDAS TRANSFORMADAS: Quinto, a ressurreição é a única explicação lógica para as vidas transformadas dos discípulos. Eles o abandonaram antes da sua ressurreição; depois da sua morte estavam desencorajados e cheios de medo. Eles não contavam com a ressurreição de Jesus (Lucas 24:1-11).

No entanto, após a sua ressurreição e a experiência deles no Pentecostes, estes mesmos antes desencorajados e desapontados foram transformados pelo grandioso poder do Cristo ressuscitado. Em seu nome, eles viraram o mundo de pernas para o ar. Muitos perderam as suas vidas por sua fé; outros foram terrivelmente perseguidos. Sua atitude corajosa não tem sentido à parte de suas convicções de que Jesus Cristo tinha verdadeiramente ressuscitado dos mortos, um fato pelo qual valia a pena morrer.

Em 40 anos de trabalho com intelectuais do mundo universitário, ainda não encontrei uma pessoa que honestamente já tenha considerado as evidências irrefutáveis que provam a divindade e ressurreição de Jesus de Nazaré, que não tenha admitido que Ele é o Filho de Deus, o Messias prometido. Enquanto alguns não acreditam, eles pelo menos são honestos ao confessarem: "Não dediquei tempo à leitura da Bíblia ou considerei os fatos históricos a respeito de Jesus."

"Quando eu li minha Bíblia reconheci que o que ela diz é que Jesus é o único caminho para Deus... Por isso acredito que no momento em que usei o meu conhecimento sobre Jesus e o tornei pessoal entregando-me a Ele, isso abriu-me a porta para a vida." Cliff Richard.

UM SENHOR VIVO: Por causa da ressurreição de Jesus, Seus verdadeiros seguidores não estão meramente seguindo um código de ética de um fundador morto, mas, pelo contrário, possuem uma relação vital e pessoal com o Senhor vivo. Jesus Cristo está vivo e abençoa e enriquece fielmente as vidas de todos os que Nele confiam e obedecem. Através dos séculos, multidões tem reconhecido a excelência de Jesus Cristo, incluindo muitos que tem influenciado grandemente o mundo.

O físico e filósofo francês Blaise Pascal falou da necessidade que o homem tem de Jesus, quando disse: "Existe no coração do homem um vazio do tamanho de Deus, o qual, somente Jesus Cristo pode preencher."

Você gostaria de conhecer Jesus Cristo pessoalmente como Seu Salvador? Isto pode soar ousado, mas você pode! Jesus está tão desejoso para estabelecer um relacionamento pessoal e cheio de amor com você, que Ele já fez todos os preparativos necessários.

Este texto foi retirado do site Quem é Jesus da Cruzada Estudantil e Profissionais para Cristo
Visite-o e mostre a seus amigos!

O que é um Telecentro e para que serve?

Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet banda larga. Cada unidade possui normalmente entre 10 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população. Cada Telecentro possui um Conselho Gestor, formado por membros da comunidade e eleitos pela mesma, que ajudam os funcionários na fiscalização e gestão do espaço. É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.

Combater a exclusão digital é o objetivo central dos telecentros. Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar a população brasileira e inseri-la na sociedade da informação, para assegurar a preservação de nossa cultura com a construção de sites de língua portuguesa e de temáticas vinculadas ao nosso cotidiano, qualificar profissionalmente nossos trabalhadores, incentivar a criação de postos de trabalho de maior qualidade, afirmar os direitos das mulheres e crianças, para um desenvolvimento tecnológico sustentável e ambientalmente correto, aprimorar a relação entre o cidadão e o poder público, enfim, para a construção da cidadania digital e ativa.

De acordo com o Censo 2000 do IBGE, apenas 10,6% dos domicílios brasileiros têm computadores. Tudo indica que o Brasil tem 13,6 milhões de usuários de Internet (7,74% da população do país), segundo dados de maio de 2002. Argentina, Chile, Peru e Uruguai, países com populações menores que a brasileira, têm um percentual maior de usuários de Internet - 10,38% na Argentina, 20,02% no Chile, 10,73% no Peru e 13,61% no Uruguai.

O Estado que apresenta o maior grau de inclusão digital é o Distrito Federal, e o menos incluído é o Maranhão. Entre os mais incluídos temos ainda: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Já entre os menos incluídos estão o Piauí, Tocantins, Acre e Alagoas. Vemos que a média educacional mais alta entre essas dez unidades da Federação é a do Distrito Federal: nove anos de estudo e a renda mais alta: R$ 2.255,00 em média. Este dado confirma não só a importância da educação na geração de renda, como a importância de ambas variáveis na inclusão digital. Por outro lado, devido as características do processo econômico-social brasileiro é nítido que mesmo nos Estados mais ricos existe um enorme grau de exclusão digital, como ocorre nas periferias das grandes cidades e em áreas como o Vale do Ribeira (SP) e a Baixada Fluminense (RJ).

Para maiores informações visite o site do Governo Federal de Inclusão Digital

Inclusão digital é sinônimo de Software Livre

Para que a inclusão digital seja economicamente sustentável e vinculada ao processo de autonomia tecnológica nacional, deverá utilizar plataformas abertas e não-proprietárias. O simples fato de desenvolver softwares livres é um elemento de afirmação de nossa cidadania, de nossa inteligência coletiva, de redução da dependência tecnológica e do pagamento de royalties ao Primeiro Mundo. A essência do software livre reside em quatro liberdades que seus usuários devem exercer:

  1. liberdade de executar o programa para qualquer propósito;
  2. liberdade para estudar o programa e adaptá-lo às suas necessidades, ou seja, de ter acesso ao seu código-fonte;
  3. liberdade de redistribuir suas cópias originais ou alteradas;
  4. liberdade para aperfeiçoar o programa e liberá-lo para benefício da comunidade.

O Plano de Inclusão Digital e Alfabetização Tecnológica aprofunda a visão da educação entendida como prática social transformadora da sociedade. A reflexão crítica da sociedade e da mundialização será utilizada para fomentar práticas criativas de recusa de todos os sentidos da exclusão social, inclusive de sua feição tecnológica e concentradora de conhecimento em círculos fechados do Primeiro Mundo. Por isso, o uso do software livre é uma decisão política-educacional.

Para maiores informaçõe visite o site do Governo Federal sobre Inclusão Digital.

Ministério da Educação adota Fedora em suas estações de trabalho

O Ministério da Educação, através do seu Comitê de Informação e Informática - COMINF, anuncia a distribuição Fedora como a plataforma ser utilizada como padrão nas estações de trabalho do MEC. O Fedora é uma distribuição do Linux, sistema operacional livre (de código aberto), que irá substituir o sistema operacional proprietário utilizado atualmente - o Windows.

O Fedora é um sistema voltado para o uso em estações de trabalho e em servidores, derivado de uma das distribuições Linux mais populares do mundo, que possui como algumas de suas principais características a fácil utilização por usuários iniciantes, o visual moderno e elegante, um ambiente de trabalho gráfico e um eficiente reconhecimento de novos periféricos.

O Projeto Fedora é um projeto de código-aberto desenvolvido inicialmente pela Red Hat Linux que em seguida foi transferido para o Fedora, uma comunidade independente. O objetivo desse projeto é possibilitar que desenvolvedores e usuários da comunidade Linux trabalhem para construir um sistema operacional completo e versátil totalmente livre.

O Linux é um sistema operacional de código aberto, o que significa que ele pode ser copiado e modificado livremente. Esta característica tornou o software popular entre organizações que buscam economia nos custos com Tecnologia da Informação. O Linux também é mais seguro porque qualquer pessoa (com os conhecimentos suficientes) pode analisar o seu funcionamento.

Veja palestra com um sumário da análise feita sobre as características das diversas distribuições Linux, que embasou a escolha do sistema operacional Fedora pelo MEC, no arquivo .pdf anexo.

IBM lança Guia para migração para Linux

(04/01/2005)
A IBM lançou um Guia chamado "A Practical Planning and Implementation Guide for Migrating to Desktop Linux". O livro tem seu foco em orientar o leitor nas escolhas de planejamento e na implantação de um projeto de migração, partindo de um ambiente Windows até chegar com sucesso em um ambiente Linux.

Ele pode ser baixado no endereço: http://www.redbooks.ibm.com/abstracts/sg246380.html

Radiobrás migra para software livre

(09/01/2005)

A Agência Brasil - Radiobrás está desde ontem fornecendo seus serviços na Internet através de uma plataforma em Software Livre. Há um ano e meio, as primeiras estações começaram a ser migradas. Esta última migração aconteceu a partir da meia noite de sábado, o que deixou o portal fora do ar durante a madrugada e o começo do domingo.

A mudança foi feita atendendo a uma determinação do governo federal, que está tendo toda sua migração conduzida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Para mais informações, veja o comunicado publicado no site da Agência.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2005

TUDO sobre Software Livre

Nada como beber diretamente da fonte, leia esta seção no site do GNU.

Filosofia do Projeto GNU - Free Software Foundation (FSF)

O que é Software Livre?

Página do Governo Federal para as iniciativas de Software Livre, explica o que significa este e outros termos relacionados.
Estamos vivendo uma evolução no setor tecnológico onde vemos surgir com grande força o sistema Linux (representante forte do Software Livre) como opção ao sistema proprietário Windows da Microsoft.
Software livre não é somente software gratuíto. É muito mais que preço, é uma filosofia.

Portal - O que é Software Livre?

A predestinação Bíblica

Texto muito interessante e embasado nas escrituras que nos mostra a visão Arminista quanto à predestinação pregada por Calvino.

:: A Predestinação Bíblica ::: "Prof. LaRondelle"

O pensamento de João Calvino e a Ética Protestante de Max Weber

Estou efetuando um estudo sobre o Calvinismo e Arminismo. Encontrei este material muito interessante que relaciona os estudos de Calvino com as bases sociais que Max Weber definiu.
http://www.miniweb.com.br/Historia/Artigos/i_moderna/Maspoli.pdf


História dos Vickings

Aqui está um ótimo trabalho de pesquisa elaborado por Danilo Figueiredo.
Como sou um grande fã dos Vickings, quero compartilhar com você este excelente material.

vikings: "danilo_jose_figueiredo@hotmail.com"

quinta-feira, 6 de janeiro de 2005

Analgésico na gravidez pode afetar vida sexual do filho

Os filhos de mulheres que tomaram analgésicos durante a gravidez podem ter um impulso sexual menos intenso quando adultos, sugerem cientistas americanos.
Os pesquisadores constataram que compostos como a aspirina bloqueiam uma substância química fundamental para o comportamento sexual de ratos machos.

Pesquisadores da Universidade de Maryland dizem que, se o mesmo ocorrer com seres humanos, mulheres grávidas deveriam evitar analgésicos comuns quando possível.

A descoberta foi publicada na revista Nature Neuroscience.

Margaret McCarthy e sua equipe estudaram como o hormônio masculino testosterona manda o cérebro se tornar masculino durante a gestação.

Substância química

Um dos passos no processo envolve uma substância química chamada prostaglandina-E2.

Sabe-se que medicamentos como a aspirina bloqueiam a síntese da prostaglandina-E2.

Os pesquisadores descobriram que ratos machos expostos durante a gestação ou como recém-nascidos a drogas que bloqueiam a produção da prostaglandina-E2 são menos ativos sexualmente na vida adulta.

A estrutura do cérebro desses ratos também se parece mais com a dos cérebros das fêmeas.

Quando ratos recém-nascidos do sexo feminino recebem prostaglandina-E2, eles demonstram um comportamento sexual com características masculinas quando adultos e seus cérebros adotam uma aparência mais masculina.

Risco

Os pesquisadores advertem que o impacto potencial de exposição de seres humanos em formação a tais drogas ainda não é conhecido.

Mas eles dizem que, potencialmente, o mesmo pode ocorrer nos seres humanos.

Pequenas doses de aspirina são ministradas a mulheres grávidas para impedir pré-eclampsia e uma outra droga, chamada indometacina, que também bloqueia a prostaglandina-E2, é dada a bebês prematuros com problemas cardíacos.

Cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, disseram que "estes resultados inesperados reforçam a noção de que mulheres grávidas devem tentar evitar a ingestão de qualquer medicamento".

Na Grã-Bretanha, está em andamento uma pesquisa para verificar se tais medicamentos têm um efeito sobre o comportamento das crianças em termos de gênero.

Melissa Hines e sua equipe da Universidade City, em Londres, estão monitorando cerca de 12 mil bebês nascidos em 1991/92.

Eles já constataram que níveis de exposição a testosterona no útero têm um impacto no comportamento do sexo feminino na vida adulta.

As meninas expostas a níveis altos de testosterona quando fetos tinham maior propabilidade de adotar comportamento típico de meninos, por exemplo.

Mas Hines disse que é muito cedo para dizer se as drogas que bloqueavam a prostaglandina-E2 afetaram o comportamento sexual masculino.

Reportagem extraída do site BBC Brasil


Crianças expostas ao fumo vão pior na escola, diz estudo

Crianças expostas ao fumo passivo têm pior desempenho na escola do que os seus demais colegas, apontou um estudo divulgado nesta terça-feira.
Até mesmo a exposição a baixos níveis de fumaça de cigarro estaria ligada aos piores resultados em testes de matemática e leitura submetidos às crianças avaliadas.
"Quanto maior o contato, pior é o desempenho na escola", afirmou a equipe de pesquisadores do Centro de Saúde Ambiental da Criança, nos Estados Unidos.
Os cientistas observaram 4,4 mil crianças durante um período de quatro anos.
Método
Para mensurar a exposição ao fumo passivo, os pesquisadores averiguaram os níveis de cotinina (um dos derivados da nicotina) nas crianças.
A substância pode ser encontrada no sangue, urina, saliva ou cabelo.
As crianças entre seis e 16 anos foram apenas incluídas no levantamento caso apresentassem uma concentração de cotinina igual ou de até 15 ng/ml – nível consistente com o contato com a fumaça de cigarro – e se não tivessem usado qualquer produto derivado de tabaco nos cinco dias anteriores à avaliação.
Os pesquisadores observaram, então, suas habilidades cognitivas e acadêmicas.
Houve, em média, uma queda de um ponto nas notas de leitura para cada unidade a mais de cotinina nos níveis acima de 1 ng/ml.
Ainda foi observado um declínio de cinco pontos para cada unidade a mais de cotinina nos níveis abaixo de 1 ng/ml, sugerindo que até mesmo a exposição a baixos níveis de tabaco podem danificar as funções cerebrais.
No teste de matemática, o fumo passivo estava ligado a uma queda de quase dois pontos nas notas.
"Esses declínios podem não ser clinicamente significantes para uma criança, mas eles têm grandes implicações para a nossa sociedade porque milhares de crianças estão expostas à fumaça de cigarro", disse a diretora da pesquisa, Kimberly Yolton.

Retirado do site BBC Brasil

Quer aprender inglês de graça? Visite o site da BBC

BBC Brasil

Folha Online - Especial - 2004 - Tragédia na Ásia

Saiba tudo sobre uma das maiores tragédias do mundo.
Folha Online - Especial - 2004 - Tragédia na Ásia

Internet terá mais de 1 bi de usuários em 2005

Segundo relatório da Computer Industry Almanac, que analisa o uso da internet
nas seis principais regiões do mundo, isso significará um crescimento de 40% em
relação a 2004.
São Paulo - A Computer Industry Almanac (CIA), empresa que analisa a performance da internet em 57 países nas seis principais regiões do mundo, prevê que a rede terá mais de 1,2 bilhão de usuários até o final de 2005, o que representará um aumento de 40% em relação a 2004. Atualmente, os Estados Unidos lideram o ranking da CIA, com 185 milhões de internautas. Em segundo e terceiro lugares estão China e Japão, com 100 milhões e 78 milhões de internautas, respectivamente. O Brasil ocupa a décima posição, com 22,320 milhões de usuários. Segundo Egil Juliussen, diretor de pesquisas da CIA, o crescimento da internet se deve em grande parte à participação maciça de países populosos como Rússia, China, Índia, Indonésia e Brasil. Ele diz ainda que esses países têm contribuído para o fortalecimento de redes sem fio e para o contínuo aumento do uso de portáteis, em especial de celulares.

É menino o cidadão chinês 1,3 bilhão

Para as meninas que reclamam que não tem homem neste país...

Pequim - Ele nasceu aos dois segundos desta madrugada, no Hospital Maternidade de Pequim, informa a agência oficial de notícias chinesa Xinhua. O pai é funcionário da Air China, a mãe trabalha na subsidiária chinesa da Shell. O pequeno chegou com 3,66 quilos, mede 52 centímetros e passa bem. Segundo estatísticas oficiais, com este nascimento a população chinesa agora é de 1,3 bilhão de pessoas.

País mais populoso do mundo, a China atinge esta cifra populacional em meio a críticas de especialistas em reprodução humana à chamada "política do filho único", desencadeada há 30 ano para frear o dramático crescimento demográfico e favorecer a economia e a produtividade nacional. Graças a essa política, que reduziu o ritmo de crescimento demográfico para 0,57% ao ano, a China chegou aos 1,3 bilhão de habitantes com quatro anos de atraso em relação ao que era previsto.

Vejam os problemas que os chineses estão criando...

1) Previdência
Mas, o controle populacional adotado, segundo Pequim, para fazer frente a problemas econômicos e de abastecimento de energia e alimentos, está produzindo efeitos indesejados. Pois, persistindo as atuais restrições, a China terá em 2050 mais de 400 milhões de anciões, um fardo perigoso e talvez insuportável para um país com um sistema de seguridade social que, além de ineficiente, quase não existe.


2) Desequilíbrio social
Ademais, a tradicional preferência por meninos banalizou, nas últimas três décadas, o aborto seletivo de meninas. Por conta disso, hoje no país a proporção é de 119 homens para cada 100 mulheres, a mais alta do mundo. Essa desproporcionalidade deve produzir uma incrível quantidade de solteirões e desencadear o tráfico massivo de mulheres, para aliviar a solidão deles.

Especialistas chineses estão sugerindo a abolição da política do filho único e a permissão, a partir de 2010, a cada família de ter dois filhos. Mas, a Comissão Estatal de Planejamento Familiar já anunciou: o controle da natalidade será mantido, para evitar "a obstrução do desenvolvimento econômico e social do país".

Comentário:
Maior que o problema da Previdência citado no texto acima é algo sombrio que está por trás disso tudo e que ninguém percebe. A eliminação das famílias!

Os chineses estão exterminando as famílias

Todos sabemos que a família é a célula mãe da sociedade. O matrimônio e a família foram instituídos por Deus para que o homem pudesse viver praticando o cuidado e amor pelo semelhante. Sem a família, nos tornaríamos egoístas e jamais entenderíamos o amor de Deus pela nossa vida. Porque Ele deu seu único filho para que todo aquele que Nele crer não pereça mas tenha vida eterna! Como alguém pode entender o valor deste sacrifício se não tiver uma família ou conceito familiar? Algumas pessoas até podem não ter uma família por um motivo ou outro, mas tem contato com outras famílias, de amigos, parentes,etc e isso desenvolve em cada uma o afeto, carinho e responsabilidade, e o entendimento e vivência do amor.





Arqueólogos fazem tomografia na múmia de Tutancamon


Cairo, Egito - Uma equipe de pesquisadores retirou temporariamente a múmia do mais famoso faraó egípcio, Tutancamon, de sua tumba para realizar uma série de tomografias em seus ossos. O objetivo é desvendar os mistérios e histórias que envolvem suas vida e morte - assassinato ou causa natural -, já há mais de três milênios.
Ossos dos dedos dos pés e das mãos e parte da face foram submetidos à análise de uma máquina especialmente equipada para a operação. As mil e setecentas imagens colhidas durante os 15 minutos de exame podem vir a responder alguns mistérios sobre os hábitos do faraó e suas causas mortis. Também podem decifrar suas linhagem real e idade exata - estimada hoje em 17 anos.
Há tantas histórias que envolvem a vida, a idade e a morte (de Tutancamon). Agora, nós vamos desvendá-las, disse Zahi Hawass, chefe da equipe de arqueólogos.
Um teste com raio-X feito há 36 anos mostrou pela primeira vez alguns fragmentos de ossos quebrados de Tutancamon, mas a tecnologia não era suficiente para apontar respostas. O escaneamento feito agora, ao contrário, pode proporcionar muito mais detalhes em imagens tridimensionais dos restos da ossada que estão deslocadas do restante do corpo para reproduzi-las em seus locais originais e montar o quebra-cabeça.
A breve história do faraó Tutancamon fascina as pessoas desde a descoberta de sua tumba, em 1922, onde também se encontrava seu expressivo tesouro. A mais famosa peça dessa coleção, a máscara de ouro que cobria sua face, para muitos, até hoje, carrega uma maldição. A revelação da múmia e seus pertences ajudou a ilustrar como funcionavam as castas da sociedade egípcia há mais de três mil anos.
A múmia, retirada de sua tumba pela primeira vez em 82 anos, será devolvida ao local original tão logo terminem as observações. Os resultados dos estudos devem ser anunciados no final deste mês, na cidade do Cairo, Egito.
Posted by Hello

quarta-feira, 5 de janeiro de 2005

Apadrinhe uma criança


Todas as crianças deveriam ter o direito de se reunir nas praças para brincar. Mas, no nosso Brasil, milhares de crianças não podem brincar porque apenas lutam para sobreviver.

É o caso do pequeno Edílson, que vive com a família no sertão de Alagoas. Com três meses de vida, ele pesa apenas 2 quilos e meio porque é vítima de uma desnutrição profunda. A mãe de Edílson tem mais 6 filhos. Outros 3 morreram ainda muito pequenos por causa da desnutrição.

O choro desta criança é um sinal de alerta para o compromisso que temos como cidadãos. Não dá mais pra esperar. A Visão Mundial quer o seu apoio na construção de um futuro diferente para as crianças do nosso país. Doando apenas 30 reais por mês, você pode ser padrinho ou madrinha de uma criança e ajudar a implementar ações de desenvolvimento transformador nos projetos da Visão Mundial.

Milhares de crianças e suas famílias já são beneficiados nos diversos projetos espalhados pelo país. Em todos eles são desenvolvidos programas de saúde, educação, segurança alimentar e testemunho cristão. Quando você apadrinha uma criança, contribui diretamente para que ela se desenvolva.

Faça a diferença na vida de uma criança como o Edílson! Se algum dia você pensou em fazer algo pelas crianças do nosso país, faça agora!

Apadrinhe uma criança!
Visite o site da ONG Internacional Visão Mundial (www.visaomundial.org.br )
Posted by Hello

AS 95 TESES DE LUTERO

Por amor à verdade e no empenho de elucidá-la, discutir-se-á o seguinte em Wittenberg, sob a presidência do reverendo padre Martinho Lutero, mestre de Artes e de Santa Teologia e professor catedrático desta última, naquela localidade. Por esta razão, ele solicita que os que não puderem estar presentes e debater conosco oralmente o façam por escrito, mesmo que ausentes. Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

1. Ao dizer: "Fazei penitência", etc. [Mt 4.17], o nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo quis que toda a vida dos fiéis fosse penitência.
2. Esta penitência não pode ser entendida como penitência sacramental (isto é, da confissão e satisfação celebrada pelo ministério dos sacerdotes).
3. No entanto, ela não se refere apenas a uma penitência interior; sim, a penitência interior seria nula, se, externamente, não produzisse toda sorte de mortificação da carne.
4. Por conseqüência, a pena perdura enquanto persiste o ódio de si mesmo (isto é a verdadeira penitência interior), ou seja, até a entrada do reino dos céus.
5. O papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones.
6. O papa não pode remitir culpa alguma senão declarando e confirmando que ela foi perdoada por Deus, ou, sem dúvida, remitindo-a nos casos reservados para si; se estes forem desprezados, a culpa permanecerá por inteiro.
7. Deus não perdoa a culpa de qualquer pessoa sem, ao mesmo tempo, sujeitá-la, em tudo humilhada, ao sacerdote, seu vigário.
8. Os cânones penitenciais são impostos apenas aos vivos; segundo os mesmos cânones, nada deve ser imposto aos moribundos.
9. Por isso, o Espírito Santo nos beneficia através do papa quando este, em seus decretos, sempre exclui a circunstância da morte e da necessidade.
10. Agem mal e sem conhecimento de causa aqueles sacerdotes que reservam aos moribundos penitências canônicas para o purgatório.
11. Essa erva daninha de transformar a pena canônica em pena do purgatório parece ter sido semeada enquanto os bispos certamente dormiam.
12. Antigamente se impunham as penas canônicas não depois, mas antes da absolvição, como verificação da verdadeira contrição.
13. Através da morte, os moribundos pagam tudo e já estão mortos para as leis canônicas, tendo, por direito, isenção das mesmas.
14. Saúde ou amor imperfeito no moribundo necessariamente traz consigo grande temor, e tanto mais, quanto menor for o amor.
15. Este temor e horror por si sós já bastam (para não falar de outras coisas) para produzir a pena do purgatório, uma vez que estão próximos do horror do desespero.
16. Inferno, purgatório e céu parecem diferir da mesma forma que o desespero, o semidesespero e a segurança.
17. Parece desnecessário, para as almas no purgatório, que o horror diminua na medida em que cresce o amor.
18. Parece não ter sido provado, nem por meio de argumentos racionais nem da Escritura, que elas se encontram fora do estado de mérito ou de crescimento no amor.
19. Também parece não ter sido provado que as almas no purgatório estejam certas de sua bem-aventurança, ao menos não todas, mesmo que nós, de nossa parte, tenhamos plena certeza.
20. Portanto, sob remissão plena de todas as penas, o papa não entende simplesmente todas, mas somente aquelas que ele mesmo impôs.
21. Erram, portanto, os pregadores de indulgências que afirmam que a pessoa é absolvida de toda pena e salva pelas indulgências do papa.
22. Com efeito, ele não dispensa as almas no purgatório de uma única pena que, segundo os cânones, elas deveriam ter pago nesta vida.
23. Se é que se pode dar algum perdão de todas as penas a alguém, ele, certamente, só é dado aos mais perfeitos, isto é, pouquíssimos.
24. Por isso, a maior parte do povo está sendo necessariamente ludibriada por essa magnífica e indistinta promessa de absolvição da pena.
25. O mesmo poder que o papa tem sobre o purgatório de modo geral, qualquer bispo e cura tem em sua diocese e paróquia em particular.
26. O papa faz muito bem ao dar remissão às almas não pelo poder das chaves (que ele não tem), mas por meio de intercessão.
27. Pregam doutrina humana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu].
28. Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, pode aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.
29. E quem é que sabe se todas as almas no purgatório querem ser resgatadas? Dizem que este não foi o caso com S. Severino e S. Pascoal.
30. Ninguém tem certeza da veracidade de sua contrição, muito menos de haver conseguido plena remissão.
31. Tão raro como quem é penitente de verdade é quem adquire autenticamente as indulgências, ou seja, é raríssimo.
32. Serão condenados em eternidade, juntamente com seus mestres, aqueles que se julgam seguros de sua salvação através de carta de indulgência.
33. Deve-se ter muita cautela com aqueles que dizem serem as indulgências do papa aquela inestimável dádiva de Deus através da qual a pessoa é reconciliada com Deus.
34. Pois aquelas graças das indulgências se referem somente às penas de satisfação sacramental, determinadas por seres humanos.
35. Não pregam cristãmente os que ensinam não ser necessária a contrição àqueles que querem resgatar ou adquirir breves confessionais.
36. Qualquer cristão verdadeiramente arrependido tem direito à remissão pela de pena e culpa, mesmo sem carta de indulgência.
37. Qualquer cristão verdadeiro, seja vivo, seja morto, tem participação em todos os bens de Cristo e da Igreja, por dádiva de Deus, mesmo sem carta de indulgência.
38. Mesmo assim, a remissão e participação do papa de forma alguma devem ser desprezadas, porque (como disse) constituem declaração do perdão divino.
39. Até mesmo para os mais doutos teólogos é dificílimo exaltar perante o povo ao mesmo tempo, a liberdade das indulgências e a verdadeira contrição.
40. A verdadeira contrição procura e ama as penas, ao passo que a abundância das indulgências as afrouxa e faz odiá-las, pelo menos dando ocasião para tanto.
41. Deve-se pregar com muita cautela sobre as indulgências apostólicas, para que o povo não as julgue erroneamente como preferíveis às demais boas obras do amor.
42. Deve-se ensinar aos cristãos que não é pensamento do papa que a compra de indulgências possa, de alguma forma, ser comparada com as obras de misericórdia.
43. Deve-se ensinar aos cristãos que, dando ao pobre ou emprestando ao necessitado, procedem melhor do que se comprassem indulgências.
44. Ocorre que através da obra de amor cresce o amor e a pessoa se torna melhor, ao passo que com as indulgências ela não se torna melhor, mas apenas mais livre da pena.
45. Deve-se ensinar aos cristãos que quem vê um carente e o negligencia para gastar com indulgências obtém para si não as indulgências do papa, mas a ira de Deus.
46. Deve-se ensinar aos cristãos que, se não tiverem bens em abundância, devem conservar o que é necessário para sua casa e de forma alguma desperdiçar dinheiro com indulgência.
47. Deve-se ensinar aos cristãos que a compra de indulgências é livre e não constitui obrigação.
48. Deve-se ensinar aos cristãos que, ao conceder indulgências, o papa, assim como mais necessita, da mesma forma mais deseja uma oração devota a seu favor do que o dinheiro que se está pronto a pagar.
49. Deve-se ensinar aos cristãos que as indulgências do papa são úteis se não depositam sua confiança nelas, porém, extremamente prejudiciais se perdem o temor de Deus por causa delas.
50. Deve-se ensinar aos cristãos que, se o papa soubesse das exações dos pregadores de indulgências, preferiria reduzir a cinzas a Basílica de S. Pedro a edificá-la com a pele, a carne e os ossos de suas ovelhas.
51. Deve-se ensinar aos cristãos que o papa estaria disposto - como é seu dever - a dar do seu dinheiro àqueles muitos de quem alguns pregadores de indulgências extraem ardilosamente o dinheiro, mesmo que para isto fosse necessário vender a Basílica de S. Pedro.
52. Vã é a confiança na salvação por meio de cartas de indulgências, mesmo que o comissário ou até mesmo o próprio papa desse sua alma como garantia pelas mesmas.
53. São inimigos de Cristo e do papa aqueles que, por causa da pregação de indulgências, fazem calar por inteiro a palavra de Deus nas demais igrejas.
54. Ofende-se a palavra de Deus quando, em um mesmo sermão, se dedica tanto ou mais tempo às indulgências do que a ela.
55. A atitude do papa é necessariamente esta: se as indulgências (que são o menos importante) são celebradas com um toque de sino, uma procissão e uma cerimônia, o Evangelho (que é o mais importante) deve ser anunciado com uma centena de sinos, procissões e cerimônias.
56. Os tesouros da Igreja, dos quais o papa concede as indulgências, não são suficientemente mencionados nem conhecidos entre o povo de Cristo.
57. É evidente que eles, certamente, não são de natureza temporal, visto que muitos pregadores não os distribuem tão facilmente, mas apenas os ajuntam.
58. Eles tampouco são os méritos de Cristo e dos santos, pois estes sempre operam, sem o papa, a graça do ser humano interior e a cruz, a morte e o inferno do ser humano exterior.
59. S. Lourenço disse que os pobres da Igreja são os tesouros da mesma, empregando, no entanto, a palavra como era usada em sua época.
60. É sem temeridade que dizemos que as chaves da Igreja, que lhe foram proporcionadas pelo mérito de Cristo, constituem este tesouro.
61. Pois está claro que, para a remissão das penas e dos casos, o poder do papa por si só é suficiente.
62. O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus.
63. Este tesouro, entretanto, é o mais odiado, e com razão, porque faz com que os primeiros sejam os últimos.
64. Em contrapartida, o tesouro das indulgências é o mais benquisto, e com razão, pois faz dos últimos os primeiros.
65. Por esta razão, os tesouros do Evangelho são as redes com que outrora se pescavam homens possuidores de riquezas.
66. Os tesouros das indulgências, por sua vez, são as redes com que hoje se pesca a riqueza dos homens.
67. As indulgências apregoadas pelos seus vendedores como as maiores graças realmente podem ser entendidas como tal, na medida em que dão boa renda.
68. Entretanto, na verdade, elas são as graças mais ínfimas em comparação com a graça de Deus e a piedade na cruz.
69. Os bispos e curas têm a obrigação de admitir com toda a reverência os comissários de indulgências apostólicas.
70. Têm, porém, a obrigação ainda maior de observar com os dois olhos e atentar com ambos os ouvidos para que esses comissários não preguem os seus próprios sonhos em lugar do que lhes foi incumbidos pelo papa.
71. Seja excomungado e maldito quem falar contra a verdade das indulgências apostólicas.
72. Seja bendito, porém, quem ficar alerta contra a devassidão e licenciosidade das palavras de um pregador de indulgências.
73. Assim como o papa, com razão, fulmina aqueles que, de qualquer forma, procuram defraudar o comércio de indulgências,
74. Muito mais deseja fulminar aqueles que, a pretexto das indulgências, procuram defraudar a santa caridade e verdade.
75. A opinião de que as indulgências papais são tão eficazes a ponto de poderem absolver um homem mesmo que tivesse violentado a mãe de Deus, caso isso fosse possível, é loucura.
76. Afirmamos, pelo contrário, que as indulgências papais não podem anular sequer o menor dos pecados veniais no que se refere à sua culpa.
77. A afirmação de que nem mesmo S. Pedro, caso fosse o papa atualmente, poderia conceder maiores graças é blasfêmia contra São Pedro e o papa.
78. Afirmamos, ao contrário, que também este, assim como qualquer papa, tem graças maiores, quais sejam, o Evangelho, os poderes, os dons de curar, etc., como está escrito em 1 Co 12.
79. É blasfêmia dizer que a cruz com as armas do papa, insignemente erguida, equivale à cruz de Cristo.
80. Terão que prestar contas os bispos, curas e teólogos que permitem que semelhantes conversas sejam difundidas entre o povo.
81. Essa licenciosa pregação de indulgências faz com que não seja fácil, nem para os homens doutos, defender a dignidade do papa contra calúnias ou perguntas, sem dúvida argutas, dos leigos.
82. Por exemplo: por que o papa não evacua o purgatório por causa do santíssimo amor e da extrema necessidade das almas - o que seria a mais justa de todas as causas -, se redime um número infinito de almas por causa do funestíssimo dinheiro para a construção da basílica - que é uma causa tão insignificante?
83. Do mesmo modo: por que se mantêm as exéquias e os aniversários dos falecidos e por que ele não restitui ou permite que se recebam de volta as doações efetuadas em favor deles, visto que já não é justo orar pelos redimidos?
84. Do mesmo modo: que nova piedade de Deus e do papa é essa: por causa do dinheiro, permitem ao ímpio e inimigo redimir uma alma piedosa e amiga de Deus, porém não a redimem por causa da necessidade da mesma alma piedosa e dileta, por amor gratuito?
85. Do mesmo modo: por que os cânones penitenciais - de fato e por desuso já há muito revogados e mortos - ainda assim são redimidos com dinheiro, pela concessão de indulgências, como se ainda estivessem em pleno vigor?
86. Do mesmo modo: por que o papa, cuja fortuna hoje é maior do que a dos mais ricos Crassos, não constrói com seu próprio dinheiro ao menos esta uma basílica de São Pedro, ao invés de fazê-lo com o dinheiro dos pobres fiéis?
87. Do mesmo modo: o que é que o papa perdoa e concede àqueles que, pela contrição perfeita, têm direito à remissão e participação plenária?
88. Do mesmo modo: que benefício maior se poderia proporcionar à Igreja do que se o papa, assim como agora o faz uma vez, da mesma forma concedesse essas remissões e participações 100 vezes ao dia a qualquer dos fiéis?
89. Já que, com as indulgências, o papa procura mais a salvação das almas do o dinheiro, por que suspende as cartas e indulgências outrora já concedidas, se são igualmente eficazes?
90. Reprimir esses argumentos muito perspicazes dos leigos somente pela força, sem refutá-los apresentando razões, significa expor a Igreja e o papa à zombaria dos inimigos e desgraçar os cristãos.
91. Se, portanto, as indulgências fossem pregadas em conformidade com o espírito e a opinião do papa, todas essas objeções poderiam ser facilmente respondidas e nem mesmo teriam surgido.
92. Fora, pois, com todos esses profetas que dizem ao povo de Cristo: "Paz, paz!" sem que haja paz!
93. Que prosperem todos os profetas que dizem ao povo de Cristo: "Cruz! Cruz!" sem que haja cruz!
94. Devem-se exortar os cristãos a que se esforcem por seguir a Cristo, seu cabeça, através das penas, da morte e do inferno;
95. e, assim, a que confiem que entrarão no céu antes através de muitas tribulações do que pela segurança da paz.
[1517 A.D.]

Site Meter