Brasil tem 5,3 milhões de usuários de banda larga
É um crescimento de 20,5% em 12 meses, segundo o Ibope
São Paulo - O Brasil encerrou 2004 com 5,3 milhões de usuários domiciliares de internet de banda larga, segundo pesquisa do Ibope/NetRatings. É um crescimento de 20,5% em 12 meses. A diretora do Ibope/NetRatings, Fabia Juliasz, afirma em relatório que os assinantes de banda larga já respondem por 70% do tempo de uso da internet domiciliar no País.
"Trata-se de um público de alto poder aquisitivo e que, em alguns segmentos profissionais, como o dos executivos, gerentes e profissionais liberais, já supera o número de usuários em linha discada", diz. De acordo com o relatório, 2004 terminou com 730 mil profissionais liberais navegando em banda larga, contra 560 mil em linha discada.
A pesquisa apontou que nem mesmo as férias de verão conseguiram reduzir o tempo que os brasileiros gastaram navegando na web. Em janeiro, o uso médio nos domicílios conectados aumentou em mais de 1 hora em relação à dezembro e atingiu 14 horas e 35 minutos. O número de usuários, entretanto, apresentou uma pequena redução, com 10,65 milhões de pessoas em janeiro, contra 10,8 milhões em dezembro.
Outro destaque da pesquisa é o crescimento do tempo de utilização de aplicativos como mensagens instantâneas e programas multimídia, que em janeiro foi de 5h34. "É praticamente o dobro do tempo gasto pelos americanos (2h08)", afirma o relatório. Nesse quesito, os brasileiros só perdem para os espanhóis, com 6h16.
O Ibope também destaca os efeitos do uso da internet sobre as companhias de telefonia. Segundo a pesquisa, no mês passado, mais de 400 mil brasileiros utilizaram o Skype, programa que permite a conexão telefônica via web, representando um aumento de 65,8% no últimos 6 meses. O tempo médio de utilização do Skype, por usuário, foi de 23 minutos.