Mandrake paga € 1,79 milhão pela Conectiva
Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2005 - 13h25
SÃO PAULO - Fusão no mundo Linux: a francesa Mandrake acaba de anunciar a compra de 100% da brasileira Conectiva por 1,79 milhão de euros, o que dá pouco mais de seis milhões de reais.
Com o acordo, a Mandrake pretende aumentar sua presença no mercado (principalmente o latino-americano) e valorizar a área de Pesquisa & Desenvolvimento. As duas são sócio-fundadoras do Linux Core Consortium (LCC), que está desenvolvendo um núcleo comum padronizado de Linux.
A Conectiva emprega 60 funcionários em seus escritórios em Curitiba, São Paulo e Manaus. A receita do ano passado foi de 1,7 milhão de euros (5,8 milhões de reais), e a companhia diz ter chegado ao ponto de equilíbrio no último semestre fiscal. Entre seus principais clientes corporativos estão HSBC, Casas Bahia, IBM, Siemens, White Martins-Praxair, as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e a secretaria municipal de Educação de São Paulo.
Já a Mandrake registrou uma receita de 5,18 milhões de euros no ano fiscal de 2004. A empresa já havia anunciado suas intenções de ir às compras no mercado internacional para promover seu "crescimento orgânico".