Cientistas japoneses transformam corpo humano em MODEM!!
Cientistas japoneses criaram modems sem fio, capazes de enviar e receber informações à alta velocidade (10 megabits por segundo), usando campos elétricos na superfície do corpo humano.
São Paulo - O futuro das redes está em nossas mãos. Melhor dizendo, em nosso corpo. A afirmação é de cientistas dos laboratórios de Integração de Micro-Sistemas e Multimídia da Nippon Telegraph and Telephone (NTT).
Em nota publicada numa página da NTT, eles anunciam criação de transceivers, modems sem fio, capazes de enviar e receber informações à alta velocidade (10 megabits por segundo), usando os campos elétricos na superfície do corpo humano.
“Campos elétricos existem por toda a parte. Alguém equipado com um sensor pode trocar dados com outra pessoa que carrega o mesmo instrumento, por meio de um simples aperto de mão”, esclarece Toshiaki Asahi, pesquisador da NTT.
A Human Area NetWork (HAN) , como foi batizada a tecnologia, poderá ser desenvolvida como alternativa à Bluetooth ou WLAN, para distâncias curtas. Asahi acredita que, se tudo der certo, ela será lançada em 2006, com aplicações que incluem ferramentas de segurança e identificação.
As pesquisas sobre a nova tecnologia foram apresentadas em 2003, durante conferência da Association of Computing Machinery (ACM), mas só agora a NTT pronunciou-se oficialmente a respeito.