quinta-feira, 17 de março de 2005

Clonagem leva Vivo a ser multada em R$ 1 milhão

Terça-feira, 15 de março de 2005 - 15h18

SÃO PAULO - O número de reclamações de usuários que tiveram seus celulares clonados sem que a situação fosse resolvida de maneira satisfatória fez com que a Vivo fosse multada em mais de um milhão de reais pela Fundação Procon de São Paulo.

Segundo Sérgio Giannella, diretor de fiscalização do Procon-SP, só no ano passado o órgão recebeu 54 reclamações de clonagens não-resolvidas. O índice conta apenas as reclamações recebidas pelo Procon, ressalva Giannella, mas pode ser muito maior, já que não contabiliza as queixas feitas diretamente à operadora ou enviadas para o Judiciário.

"A maioria diz que a Vivo continuou a cobrar indevidamente o usuário pelo uso feito por outra pessoa mesmo após confirmar a clonagem do aparelho. Outros tiveram seus celulares clonados diversas vezes", conta o diretor. "É claro que a empresa não deseja a clonagem mas, se seu negócio corre esse risco, ela deve ter os procedimentos corretos para lidar com isso. O consumidor tem que ser à prova desse tipo de problema", defende.

Do total de reclamações recebidas, cinco foram "pinçadas" para dar origem ao ato de infração contra a Vivo, diz Giannella. A operadora ainda pode recorrer da decisão.

Site Meter