terça-feira, 22 de março de 2005

PF prende gangue que roubou R$ 100 mi, via internet

Segundo o delegado Eduardo Cidreira, a gangue, formada por 18 pessoas, agia não só aqui mas também no exterior.

São Paulo - A Polícia Federal desmantelou na semana passada uma quadrilha de piratas digitais que roubou cerca de R$ 100 milhões de contas bancárias nos últimos dois anos, usando um trojan (programa malicioso) para capturar as senhas de acesso de suas vítimas. O líder, Valdir Paulo de Almeida, foi preso no Rio de Janeiro.

A gang enviou mais de três milhões de e-mails a internautas em todo o mundo, com um anexo contendo o trojan. Aqueles que abriam os arquivos tinham suas máquinas monitoradas remotamente - tudo o que digitavam em seus teclados era passado aos criminosos. Segundo o delegado Eduardo Cidreira, citado pela Reuters, os criminosos agiam não só aqui mas também no exterior.

Em fevereiro, a PF prendeu quatro pessoas que executava fraudes através da Internet e obtinha, através de empregados dos bancos, os saldos e dados pessoais dos clientes a serem lesados.

O principal alvo do quarteto era a Caixa Econômica Federal, mas foram registradas ocorrências contra correntistas do Banco do Brasil, Itaú e Bradesco no Distrito Federal e nos estados do Rio de Janeiro, Goiânia, Ceará e São Paulo. Os valores desviados chegavam a 10 milhões de reais.

Site Meter